Ocorreu um erro neste gadget

25 janeiro 2010

SEMIÓTICA

(publicado em 25.01.10)

Por Carolina Barreto

Começo meu primeiro post aqui no blog da Person Design falando de um assunto que tem me chamado bastante atenção. Semiótica; já ouvi esse termo várias vezes e sempre me perguntava o que ele realmente significava. Até que li um texto falando do tema numa aula de Teoria da Comunicação, achei interessante e continuei o estudo:

Semiótica do termo que vem (do grego semeiotiké ou “a arte dos sinais”), é a ciência geral dos signos e da semiose, que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. Ocupa-se do estudo do processo de significação ou representação, na natureza e na cultura, do conceito ou da idéia. Em oposição à lingüística, que se restringe ao estudo dos signos lingüísticos, ou seja, do sistema sígnico da linguagem verbal, esta ciência tem por objeto qualquer sistema sígnico – artes visuais, fotografia, cinema, música, culinária, vestuário, gestos, religião, ciência, etc. Portanto a semiótica é o estudo dos signos.

Basicamente a semiótica revela as formas como o individuo dá significado a tudo que vê, a tudo que o cerca; de como o objeto será entendido pelo receptor, considerando seu contexto social e natural. É uma ciência que lida com conceitos, idéias.

“A semiótica propriamente dita teve seu início com filósofos como John Locke (1632-1704) que, no seu Essay on human understanding, de 1690, postulou uma ‘doutrina dos signos’ com o nome de Semeiotiké , ou com Johann Heinrich Lambert (1728-1777) que, em 1764, foi um dos primeiros filósofos a escrever um tratado específico intitulado Semiotik.” (p.18)
No séc XIX, "símbolos e imagem são as noções centrais da semiótica" (p.55). Vemos o emergir das teorias moderna de significado, sentido e referência da semântica lingüística e o início do questionamento científico da linguagem.
“O período moderno (século XX) é inaugurado por Edmund Husserl (1859-1938) com a sua teoria fenomenológica dos signos e significados. Não obstante, na história da semiótica moderna, Charles Sanders Peirce (1839-1914) é visto como uma das maiores figuras deste período, o fundador da teoria moderna dos signos.”

E os signos são “coisas representativas de outras coisas”.

Como fundador da teoria moderna dos signos, Peirce distingue três espécies de signos aos quais correspondem três diferentes modos de semiose. São signos: os símbolos, os ícones e os índices ou indícios.

Símbolos: não tem, necessariamente, qualquer semelhança objetiva com o aquilo que simbolizam, são convenções típicas, como por exemplo, a cruz simbolizando Cristo ou os dedos dispostos em V para simbolizar paz e amor.

Ícones: o ícone representa o que representa, pelo fato de ser como é. A imagem da lixeira, na área de trabalho do seu computador, representa a lixeira porque é de fato a figura de uma lixeira tal como nos é possível reconhecê-la.

Índices: São indicativos. Representam algo que não está presente e esta representação decorre de uma relação de causalidade. Ex: pegadas na lama.

Bem, há mais conteúdo interessante sobre a semiótica. Aqui só vai um breve resumo. Achei interessante compartilhar por ser um tema ligado a vários campos de estudo como a filosofia, comunicação e com certeza ao design.

Incentivo vocês a observarem toda a simbologia a sua volta; imagens, logomarcas; percebam como elas nos são transmitidas, o que elas nos passam e o porquê dessa determinada significação. É beeem interessante, garanto..rs

Continuem o estudo...

That’s All

Trechos em itálico:
Nöth, W. (1995). Panorama da Semiótica: de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume.
Nöth, W.(1985/1995). Handbook of Semiotics. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press. Tradução de: Handbuch der Semiotik.

Outras fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Semiótica
http://ligiacabus.sites.uol.com.br/semiotica/signos.htm


--



Carolina Barreto, 19 anos, é graduanda em Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual (Design Gráfico), pela UNEB.

3 comentários:

  1. Vlw Carol...minha queridíssima amiga!
    gostei do post,só não prometo continuar estudando....^^

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostaram do post, fico feliz .. ^^ .

    E Flávia.. trate de continuar o estudo rpz! . rs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails