(publicado em 31.01.09)
Por Felipe Arcoverde
Olá leitores, estou lendo o livro “Briefing. A gestão do projeto de Design” de Peter L. Phillips e resolvi compartilhar um pouco deste conhecimento. Peter fala que nós designers, só começaremos adquirir credibilidade e confiança quando aprendermos a comunicar o valor do Design, desenvolver habilidade de trabalhar com as pessoas e não somente para elas e finalmente desenvolver uma rede de contatos para realizar trabalhos colaborativos.
“O conhecimento leva ao entendimento. Entendimento leva à aceitação e credibilidade. Credibilidade leva à confiança. Primeiro os designers devem ter conhecimento e compreensão dos valores que o Design pode adicionar. Com isso, conseguem aceitação para o desenvolvimento de projeto. A credibilidade resulta das soluções bem-sucedidas, que atendam aos objetivos dos negócios. A credibilidade, após algum tempo, transforma-se em confiança.”
Não devemos ficar reclamando das verbas insuficientes, prazos curtos, incompreensão e exclusão das grandes decisões, resultante da falta de confiança. Os clientes só se importarão com a gente se formos capazes de ajudá-los a atingir seus objetivos, cabendo a nós profissionais de Design demonstrar que esse é o nosso objetivo também. Eles precisam entender que Design não se limita apenas a fazer o “bonito” ou “criativo", mas sim ajudar a resolver os problemas dos seus negócios.
“A aprovação final dos projetos de Design geralmente é feita pelos não-designers (clientes). Pense nisso. Você precisa ser convincente para esse pessoal que não tem formação em Design. Eles geralmente admitem que os designers são competentes em produzir soluções estéticas, mas não acreditam que os designers possam pensar e atuar estrategicamente, apresentando soluções adequadas às necessidades dos negócios...”
Devemos repensar a nossa forma de atuar no mercado, principalmente aqui no Brasil, onde precisamos de reconhecimento. Quanto mais a sociedade conhecer o que fazemos, mais seremos valorizados e solicitados.
Felpe Arcoverde é designer gráfico formado pela Unijorge, Salvador-BA e sócio-diretor do escritório de design gráfico Person Design. felipe@persondesign.com.br
Enquanto não conseguirmos demonstrar para os clientes que o design é um investimento e não um custo, será um pouco complicado atingir esse reconhecimento.
ResponderExcluir