18 agosto 2010

CELEBRANDO COM O ECOSSISTEMA. QUAL ANEL USAR?

(publicado em 18.08.10)

Por Geisa França

Na celebração com o Ecossistema, qual anel usar?

Bem, você tem duas opções: Pode-se usar o anel fechado, ou o aberto para o firmamento desta relação, na qual a cerimônia que une produção e boas práticas em prol ao meio ambiente é a reciclagem.

Oi? Reciclagem, produção, anel. O que tudo isso tem a ver?

Pois então, inquirindo acerca de desenvolvimento de projetos com foco ambiental e reciclagem, encontrei uma informação que para mim foi interessante. A reciclagem é dividida em dois percursos, anel aberto e anel fechado. Que coisa não? São processos que até fazem parte do nosso quotidiano, mas que não conhecemos pelo “nome de batismo”.

Reciclagem a anel fechado é algo bem interessante e evita que se retirem novas matérias primas da natureza. É quando, na produção se utilizam materiais recuperados ao invés de matéria virgem, novinha da natureza. Funciona assim: utiliza-se o produto, descarta-o, depois este passa por um processo de recuperação, quando é incluído novamente no processo produtivo. Exemplos para este caso, o papel reciclado e reciclagem de latinhas de alumínio na fabricação de novas latinhas para a mesma finalidade de condicionar bebidas.

Na reciclagem a anel aberto porém, o material descartado é utilizado na produção de outros tipos de produto. Exemplo deste caso é a utilização de fibras de pet de garrafas de refrigerante para fabricação de tecido, onde muda-se totalmente a finalidade da utilização de material.

Ambas as formas de reciclagem possuem vantagens e desvantagens e a escolha entre uma e outra dependerá do produto, material, dentre outros aspectos. Mas, já pensou se no desenvolvimento dos projetos já cogitasse-mos na forma como ele pode ser reaproveitado? Utopia? Não, é necessidade! Isto valoriza o projeto e auxilia na preservação do meio ambiente, aproximando-nos mais ainda do objetivo da sustentabilidade.

Então já sabe, ao desenvolver um projeto, ainda no comecinho, na fase da paquera com o problema, já pode incluir no planejamento a escolha de qual tipo de anel utilizará na união entre o design no seu projeto e o Ecossistema, na celebração da reciclagem.


--


Geisa França é designer, formada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Possui artigos publicados sobre Ergodesign, Ergonomia Informacional e Usabilidade. Atua na área de Design de Interface em Desenvolvimento de Software. É fascinada por cor, formas e novidades na área de projeto. @gesignn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails