03 março 2010

MANDOU, CHEGOU.

(publicado em 03.03.10)

Por Cátia Martins

Sedex. Mandou, chegou.

É propaganda dos Correios? Não! É só para desabafar...

Outro dia tive retirar uma mercadoria nos Correios e sabe qual a previsão de espera que veio na minha senha? 40 minutos!!! Fiquei revoltadíssima!!! Foi quando me dei conta que tudo aquilo era uma problemática (minha) relacionada a promessas e justificativas. Se mandar, chega. Estou reclamando de quê? Ninguém me prometeu que no caso de mercadoria a cobrar ao destinatário (por isso tive que retirar na agência), a eficácia seria a mesma.

Em publicidade e propaganda, promessa e justificativa da promessa, são respectivamente, benefício destacado e o motivo pelo qual aquele benefício está sendo oferecido. No caso dos Correios, a Rapidez seria o benefício destacado (a promessa) e a urgência das pessoas em receber certa mercadoria o motivo pelo qual eles estão oferecendo esse benefício (a justificativa da promessa).

Perfeito! Prometer o que de verdade me interessa. Mas acontece que muitas vezes, promessas são relacionadas às características ao invés dos benefícios. O que você acha de:

“Land Rover. O Melhor Off-Roader 4x4”.

Benefícios vendem mais que características, principalmente se o cliente não conhece tecnicamente o produto/serviço. Que tal agora: “Land Rover. A gente Vive para contar histórias.” Mostrar ao cliente os benefícios que ele poderá obter com o produto/serviço é o caminho mais curto para conquistá-lo.

Quero deixar aqui uma dica para não escorregar nesse aspecto. A técnica se chama “E daí?” e é utilizada em vendas. Toda vez que argumentar sobre um produto ou um serviço, pergunte para você mesmo, mentalmente: “E daí?” e em seguida: “Isso significa que...” Então você poderá perceber mais claramente os benefícios que precisam apresentados.

Sem mais delongas, gostaria de ilustrar o texto com um exemplo bem legal de promessa relacionada a benefício. A campanha do carnaval 2010 do bloco Eva. O texto dizia: “Caia na alegria – Eva” Achei perfeita. O que mais um bloco de carnaval em Salvador poderia oferecer como promessa?



A propósito, caí na alegria do Eva nesse Carnaval e posso garantir... Promessa feita, promessa cumprida!

O/\O/\O/ “aê aê aê ao, é do Eva, o povo atráz do trio, é do Eva...” \O/\O/\O/


--


Cátia Martins, virginiana, solteira. Formada em Publicidade e Propaganda pela Ucsal e pós-graduada em Marketing pela UNIFACS. Curiosa e sempre em busca de novas experiências. @catiamartinss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails