19 maio 2010

DESIGN E MARKETING: A TENDÊNCIA É SER CROSS

(publicado em 19.05.10)

Por Geisa França

Era uma vez que para ter sucesso considerável do marketing, após o advento da internet, era necessário apenas ter um simples banner em um site. O web designer, com a ferramenta da internet ainda pouco explorada no final do século passado, era pouco exigido.

Não, os banners não estão entrando em extinção. Pelo contrário, evoluiram e não são solitários, agora possuem família. Uma família diversa e integrada que, ao invés de convidar para “clicar aqui”, diz: ”clique aqui, assista na TV, indique no Youtube, leia na revista, seja amigo no Orkut, acesse do seu celular, siga no Twitter.

Isso é ser cross. Cross-fronteiras, cross-media.

Há uns três anos, eu ouvi a barbaridade de que a internet é uma mídia fraca, e ouvi outra barbaridade de que a televisão poderia defasar-se publicitariamente (será que um dia isto possa ocorrer?). Na verdade, atualmente estes principais meios, utilizados em conjunto com suas ferramentas e estratégias é que estão sendo a solução inteligente encontrada para uma comunicação eficiente e quase onipresente. Um não elimina o outro, ao contrário, agrega e isto não exclui as mídias tradicionais como jornal, revistas e impressos em geral.

Só nestes poucos parágrafos, citei quase 10 mídias que podem fazer parte de uma única campanha, o que mostra uma tendência à qual o designer deve estar atento. Trabalhos assim exigem maior esforço das agências e do profissional da área que serão exigidos em não pensar de forma unidirecional.

O Designer que for projetar, ilustrar, programar visualmente campanhas cross-media tem que estar ainda mais “ligado” nas mídias, em que seu material será veiculado e pesquisar algo sobre elas. Na ilustração tem que se preocupar com a resolução, gerando o arquivo em um formato que seja leve suficiente para um vídeo on-line, mas que tenha a qualidade suficiente para ser estampado em um outdoor de 9m. Ao vetorizar, saber se haverá animação, se as peças serão articuladas e se permitem ser bem visualizadas tanto na TV, quanto na tela de um celular. Projetos cross-media é algo que está em consolidação e expansão. Até quando e como a família do banner continuará a aumentar não se sabe, mas é fato que trata-se de uma tendência à qual deve-se estar antenado.


--



Geisa França é designer, formada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Possui artigos publicados sobre Ergodesign, Ergonomia Informacional e Usabilidade. Atua na área de Design de Interface em Desenvolvimento de Software. É fascinada por cor, formas e novidades na área de projeto. @gesignn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails