03 maio 2011

ECO-D: TETRABOX LAMP TRANSFORMA EMBALAGENS TETRA PAK EM LUMINÁRIAS


As embalagens Tetra Pak são uma dor de cabeça quando o assunto é reciclagem. As camadas de metal, plástico, cola e papel tornam a separação e reutilização dos materiais um processo bastante complexo. Para simplificar, o designer malaio Ed Chew criou uma luminária de mosaicos feitos com tiras das embalagens, a TetraBox.

Para isso, as caixinhas são cortadas em tiras, dobradas em triângulos e unidas em forma de pentágonos e hexágonos. Depois, o designer utiliza outras tiras para interligar as peças e formar diferentes variações de luminárias. Ele garante que nenhum outro produto é usado no processo.


A estimativa é de que para fazer um modelo esférico, por exemplo, sejam utilizadas 450 embalagens Tetra Pak desmembradas em 108 hexágonos diferentes. “Bebidas embaladas em Tetra Pak são muito populares na Malásia. Nós consumimos essas bebidas em todos os lugares, mas nunca nos preocupamos com as milhares de embalagens que descartamos”, lembra Chew.

Por isso mesmo, defende o designer, está na hora de todos adotarem uma mudança de atitude no sentido de tornar o mundo um lugar melhor. “Esse é um passo verde que estou dando para ajudar a reduzir a quantidade de lixo que chega aos aterros”, diz.


O produto ainda é um conceito, mas Chew pede às pessoas que queiram ajudar a transformá-lo em algo comercial que entre em contato através do formulário no site do designer.

Para quem quiser tentar em casa, ele dá o passo a passo:






Fonte: EcoDesenvolvimento.org

3 comentários:

  1. como faz para juntar os triangulos e formar essa hexagono, poderia me ensinar????? se puder me enviar um email eu agradeço

    email: gi_babaloo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails