17 abril 2008

DESIGN DE PRODUTO É UMA DAS PONTAS DA SUSTENTABILIDADE

(publicado em 17.04.08)

O tema design sustentável é de difícil abordagem. Em princípio, a lógica globalizada de fabricação e trânsito de produtos é mesmo insustentável, tendo em vista, por exemplo, o enorme contingente populacional e os dispendiosos deslocamentos entre regiões distantes. No Brasil, contudo, designers, instituições e fabricantes têm enfrentado a complexidade da questão ao tratar das várias facetas do tema no mundo contemporâneo.

Christian Ullman, designer argentino que desde 1996 se dedica, no Brasil, a projetos ligados à sustentabilidade, explica que existem quatro bases conceituais referentes ao tema. Para o estabelecimento do equilíbrio entre os contingentes natural e artificial que nos cercam são necessárias ações simultâneas que visem, complementarmente, o desenvolvimento de fontes renováveis de produção, novos produtos, a transformação de produtos em serviços e novos cenários de comportamento.

O primeiro elemento não é exatamente novidade entre nós. A preocupação com fontes de produção alternativas ou recicláveis tomou corpo no Brasil em meados dos anos 1990, fortalecendo-se no início do século 21.

Artigo extraido do arcoweb.com.br

Leia na íntrega: www.arcoweb.com.br/design/design96.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails