15 abril 2008

GRID: CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO

(publicado em 15.04.08)


O grid tipográfico é um sistema de planejamento geométrico que divide a informação em partes e ajudam o observador a entender o significado entre os elementos informativos, sejam estes imagens ou palavras. Para alguns designers gráficos, é parte incontestável do processo de trabalho, oferecendo precisão, ordem e clareza. No entanto, a partir dos anos oitenta, viu-se um movimento dissidente, um esforço para demonstrar os limites desse método. Samara propõe então um novo olhar sobre o embate e, de maneira nada maniqueísta, retoma a discussão.

Leitura fundamental para profissionais e estudantes na área de projeto, tanto no design como na arquitetura, este livro põe em foco o princípio unificador do grid e o valor de outros tipos de idéias, oferecendo análises atentas e consistentes sobre toda espécie de manifestações visuais.

O volume foi organizado em duas partes, "Construindo" e "Desconstruindo" o grid. Em cada uma delas, um capítulo de extrema concisão histórica fundamenta os comentários com exemplos concretos. O autor comenta também formas de comunicação dispostas tanto no espaço tridimensional quanto no universo virtual das mídias eletrônicas.

Mais do que um manual prático, o livro oferece um panorama da história do design moderno por meio da história do grid. A um só tempo, revela as diferentes correntes que contribuíram para o estabelecimento do léxico do design contemporâneo e põe à prova qualquer tipo de especulação acerca da falência do método. É, portanto, referência obrigatória àqueles que, entre linhas, tipos e imagens, enfrentam o embate diário de organizar informações em um espaço.

Timothy Samara
Tradução: Denise Bottmann

Saiba Blog Person Design recomenda este livro.

Para adquirir: www.cosacnaify.com.br/loja/detalhes.asp?codigo_produto=916&language=pt&showPromo=True

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails