01 maio 2008

DESIGNER: POR QUE A PROFISSÃO DEVE SER REGULAMENTADA?

(publicado em 01.05.08)

Texto extraido do webinsider

Mais de 60 mil profissionais continuam sem um instrumento de legitimação e reconhecimento, que é a regulamentação dos designers. Desde 1980 foram submetidos cinco projetos de regulamentação ao Congresso, todos arquivados.

O design é uma atividade de alto risco, mas com fiscalização (criada com a regulamentação) pode garantir o melhor de um profissional reduzindo o risco ao mínimo necessário em termos de investimento. A regulamentação vai combater a má conduta profissional.

Tudo o que é produzido e tem contato com o público precisa de um responsável. Sem ser regulamentado o designer não pode ser tecnicamente responsável pelo que produz. Pelo Código do Consumidor, hoje o designer não pode ser responsabilizado pelo seu projeto, mesmo que este tenha defeitos ou ocasione danos ao seu usuário.

Por Marcos Nähr (marcos_nahr@dell.com) formado em Design Gráfico, consultor de conteúdo para o Global eCommerce da Dell Computadores e professor do Comunicação Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Leia na íntrega: webinsider.uol.com.br/index.php/2008/02/20/designer-por-que-a-profissao-deve-ser-regulamentada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails