23 janeiro 2009

RECONHECIMENTO DO TRABALHO DE UM DESIGNER

(publicado em 23.01.09)

“Quando a imprensa noticia o lançamento de um livro, omite invariavelmente o nome do designer autor da capa ou do projeto gráfico.

Quando uma empresa cria ou modifica sua identidade visual e vem a público comunicar sua imagem, o designer responsável pelo projeto não costuma ser mencionado nem nos textos de circulação restrita, nem nos textos de circulação pública.

Quando se premiam filmes, espetáculos teatrais, lançamentos fonográficos, existe uma generosa e democrática distribuição de louros por praticamente todas as categorias das respectivas equipes. Não se premiam os responsáveis pela identidade gráfica do filme, da peça, do disco.

Não seria sem tempo começar-se a admitir que o designer é um autor como outro qualquer e que, na hierarquia da fabricação de um sem-número de produtos, é ele o principal responsável pelo fluxo do processo e pela qualidade de seu resultado.”

Trecho retirado do livro de Ana Luisa Escorel, "O efeito multiplicador do Design", páginas 89 e 90.

Vamos fazer a nossa parte. Divulguem não só seus trabalhos, mas a nossa profissão.
Exija que ela apareça. Mostrem-se designers. Falem de Design. Quanto mais a sociedade conhecer o que fazemos, mais seremos valorizados e solicitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails