26 março 2009

TEMPOS DE CRISE? HORA DE INVESTIR NA MARCA

(publicado em 26.03.09)

É na cabeça dos consumidores que se forma a imagem de uma marca forte. A confiança acontece quando são propostos atributos que o mercado ou a sociedade desejam. Quando a marca consegue vem a lucratividade de longo prazo para a empresa.

Por Cezar Bianchi [Webinsider]

Um estudo feito pela BrandAnalytics e pelo jornal Valor Econômico mostra que as ações de empresas com nomes reconhecidos pelos consumidores podem ser uma opção defensiva na crise atual.

Grandes marcas brasileiras passaram pela crise que começou nos EUA de maneira pouco traumática, sem ganhos, mas também sem perdas, enquanto o Ibovespa caiu 7%.

Segundo o jornal, este resultado se assemelha à pesquisa internacional realizada pela Milward Brown, que mostra as marcas americanas com melhores atributos econômico-financeiros e do consumidor (como lealdade e confiabilidade, por exemplo) tendo um desempenho superior ao índice das 500 maiores empresas do mercado (Standard&Poor’s 500).

Isto não é nenhuma novidade. Em janeiro de 1998 um comparativo entre a Coca-Cola e a GM demonstrava que a montadora americana possuía um valor de ativos estimado em US$ 229 bilhões, enquanto a multinacional de refrigerantes contabilizava US$ 17 bilhões. Com base nestes números, muitos investidores escolheram a General Motors. Porém, nesta mesma data, a marca Coca-Cola era maior que o dobro do valor da GM inteira.

Analisando os dados acima podemos notar a importância de se criar uma marca forte na cabeça dos consumidores, pois é lá que se forma a imagem da empresa. Esta confiança acontece quando marcas constroem atributos relevantes ao mercado e a sociedade que garantem uma boa percepção e a continuidade dos negócios. Tudo isso, consequentemente, contribui para o equilíbrio no valor de suas ações.

Leia na íntrega: webinsider.uol.com.br/index.php/2009/02/03/tempos-de-crise-hora-de-investir-na-marca

blog.cezarbianchi.com.br/2009/02/04/tempos-de-crise-hora-de-investir-na-marca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails