Ocorreu um erro neste gadget

14 outubro 2009

DESIGN COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

(publicado em 14.10.09)

Com foco em negócios, estratégias e oportunidades, a Brazil Design Week reúne em fóruns expoentes mundiais nacionais e estrangeiros do setor

Nos últimos anos, o design brasileiro evoluiu em razão da ampliação do número de profissionais que atuam na área, do desenvolvimento de novos cursos e formações, além do reconhecimento das grandes corporações na contratação de criativos como diferencial de negócio. O designer está envolvido em todo o processo de concepção, fabricação e distribuição de um produto, com ocupação de cargos consultivos ou gerenciais.

Essa nova função e visão consolidam o setor, que movimenta as marcas, atrai investidores e posiciona o Brasil com destaque no cenário mundial. O bom momento do design brasileiro pode ser medido pela importância que as multinacionais instaladas no País têm dado à inovação e aos produtos desenvolvidos aqui.

O governo e agentes, como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sebrae, já percebem o design como ferramenta de valor estratégico, e não apenas como elemento de diferenciação estética. Atualmente o design já é percebido como meio de alavancagem econômica, capaz de gerar recursos para o País e negócios no exterior.

Durante a segunda edição da Brazil Design Week, entre 3 e 6 de novembro, em São Paulo as particularidades de cada segmento serão abordadas em diversos Fóruns. Temas diversos como políticas governamentais e fomento (Estratégias de Fomento), indústria (O impacto do Design na Indústria Brasileira), ensino (O Design Empreendedor) e sustentabilidade (O Papel do Design), serão amplamente discutidos por importantes nomes do setor no Brasil e Exterior.

Para Gian Franco Rocchiccioli, diretor Comercial da Associação Brasileira de Empresas de Design e coordenador do evento, essa é a oportunidade para os profissionais do setor debaterem e repensarem suas possibilidades de atuação. "Nosso maior desafio é o aperfeiçoamento do setor. Colocá-lo como um agente de desenvolvimento do País e fomentador de negócio é um dos grandes objetivos do evento", afirma Rochiccioli.

SERVIÇO

Brazil Design Week 2009

Tema: Inovação e Negócios
Quando: 3 a 6 de novembro
Onde: Fecomercio SP - Rua Dr. Plínio Barreto, 285.
Inscrições e informações: www.brazildesignweek.com.br

Programação dos Fóruns:
3/11 - 10h30 às 13h30 - Políticas Governamentais e Fomento - "Estratégias de Fomento"
4/11 - 8h30 às 12h30 - Políticas de Sustentabilidade - "O Papel do Design"
5/11 - 8h às 12h - Indústria - "O Impacto do Design na Indústria Brasileira"
6/11 - 8h às 12h30 - Políticas de Ensino - "O Design Empreendedor"

Realização: Abedesign e Aktuell
Patrocínio: Apex-Brasil, Sebrae, BMW e Klabin
Parceiros institucionais: São Paulo Convention Bureau, Secretaria de Desenvolvimento do Governo de São Paulo, UK Trade Investment, Consulado Britânico, Programa Brasileiro de Design, Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Senai SP Design

Sobre a Abedesign - Entidade fundada em 2004 que visa a difusão do design brasileiro, contribuição para o contínuo aperfeiçoamento do setor, crescimento do mercado e facilitação de atividades profissionais entre empresas de design. A associação é responsável pela defesa dos interesses da categoria nas instituições públicas, entidades governamentais e diplomáticas, entre outros públicos. Hoje a Abedesign conta com 110 associados, que mensalmente participam de reuniões para definição de seu plano de ações e seminários sobre assuntos ligados ao setor. Para mais informações acesse o site http://www.abedesign.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails