29 janeiro 2010

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO: PORTAS ABERTAS PARA O MERCADO DE TRABALHO

(publicado 29.01.10)

Por Edileno Capistrano


Como se não bastasse escolher a profissão quando, muitas vezes, ainda estamos imaturos, tentando lidar com a pressão do vestibular, descobrimos assim que chegamos à faculdade sobre a importância do TCC - Trabalho de Conclusão de Curso. Parece distante, mas quando chega a hora temos que superar o medo, a insegurança e mostrar o que aprendemos durante a faculdade num único projeto que será avaliado por uma banca de profissionais da área.

O que parece ser somente mais um trabalho universitário pode ser uma excelente oportunidade para começar sua carreira de maneira positiva, e conseguir boas oportunidades. Assim foi com Fernando de Mello Vargas (http://www.fermello.org/) que produziu a fonte Mellos Sans como projeto de conclusão de curso em 2005 e agora em 2010 será a fonte institucional para a Quarta Bienal de Tipografia Latino-Americana, a Tipos Latinos 2010.

A bienal que tem como objetivo apresentar a produção tipográfica atual na América Latina é integrado por 12 países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Dentre os brasileiros que nos representam e colaboram com o evento estão Luciano Cardinali, Cecília Consolo, Priscila Farias, Henrique Nardi, Fernanda Martins, Fábio Lopez e Marina Chaccur. As inscrições estão abertas até 20 de fevereiro de 2010. Saiba mais informações no site: www.tiposlatinos.com/2010 e confira o catálogo de 2008: http://issuu.com/tiposlatinos/docs/catalogo_web.

Parabéns Fernando Mello! O seu caso é um exemplo da importância de se fazer um bom trabalho de conclusão de curso.


--


Edileno Capistrano Filho, soteropolitano, é graduado em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual (Design Gráfico), pela UFBA. Atualmente trabalha como Designer Gráfico na FUNCEB. A tipografia brasileira tem atraído a sua atenção ultimamente. Tímido, mas inquieto é mais ouvinte que falante. Gosta de curtir uma boa música, e arrisca tocar instrumentos de corda como o cavaquinho e o violão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails