Por Edvando Junior
No fim do ano passado, foram apresentadas a MARCA oficial, identidade visual e slogan da Eurocopa de 2012. Um torneio de futebol realizado pela UEFA, onde somente times europeus podem participar. Ucrânia e Polônia se uniram para sediar o evento, que pela primeira vez será disputado no Centro-Leste europeu.
A identidade visual foi desenvolvida com estratégias claras de branding, visando assegurar os valores e a personalidade da marca quando aplicada nos diversos espaços e mídias, tendo em vista inúmeras campanhas promocionais, inserções de mídia impressa e digital, desde bilhetes a "banners" na Internet. A MARCA é formada por uma ilustração que apresenta três flores das quais a central é uma bola e as laterais representam as cores dos países organizadores (Polônia e Ucrânia), plasticidade, alta pregnância e formas sinuosas inspiradas nas belezas naturais dos dois países.
Estamos diante de uma verdadeira MARCA em sua máxima expressão. A criação é da Brandia Central (uma empresa consultora de Marcas, líder em Portugal, com mais de 20 anos de experiência). Um trabalho de quem realmente entende tudo sobre gestão ou Brand Design.
Ucrânia e Polônia apostam em "Fazer História Juntos", sendo essa a mensagem expressa no slogan do evento: “Creating History Togheter”. Um projeto inovador e diferenciado que ainda conta com uma paleta de cores belíssima, exemplificada no vídeo como: o verde dos bosques, o amarelo do sol, o azul do céu e a púrpura das amoras silvestres.
Contrapondo a esse banho de profissionalismo, eis que surge a nossa marquinha oficial da Copa 2014, apresentada em Julho de 2010 numa linda cerimônia em Joahnesburgo, África do Sul. Porém, quando ela apareceu, foi a hora do espanto.
A nossa marquinha bonitinha é uma estilização do troféu da FIFA e só. Nem branding, nem um projeto de identidade visual, nem nada. Não houve sequer um estudo aprofundado das peculiaridades do país, nossa cultura e nosso povo passaram longe. Muitos dizem que lembra o Chico Xavier ocultando o rosto (coisa de outro mundo); outros falam que as mãos entrelaçadas é brincadeira de criança e já se fala até que seria um plagio da marca FIBA - Federação Internacional de Basquete. Acho que se a nossa marquinha tivesse boca, estaria dizendo agora: “Vocês vão ter que me engolir”, celebre frase do nosso querido Zagallo.
Afinal, não tivemos um concurso aberto entre designers brasileiros. Mesmo assim a CBF e a FIFA aprovaram a criação da Agência África de Nizan Guanaes. Veja a apresentação da nossa marquinha e ouça as palavras de consolo e incentivo proferidas por Hans Donner, o único designer presente na “estonteante” comissão de notáveis que a escolheram entre as opções sugeridas por várias agências.
Faço minhas as palavras de Wollner. É lamentável...
-----------------------------------------------------------------------------------
Brandia Central
FIBA - Federação Internacional de Basquete
LINKS AUXILIARES:
Site Portal 2014
Designers ainda criticam logo da Copa de 2014
--
Excelente artigo! =)
ResponderExcluirO mais triste nessa história é que corremos o risco de a comunidade internacional achar que o Brasil só tem capacidade para fazer 'marquinhas'.
ResponderExcluirCom tantos escritórios de Design sérios e competentes, não merecíamos isso!
Querida Mônica, foi isso q me levou a escrever esse artigo, pq sei da real capacidade dos designers brasileiros em fazer verdadeiras MARCAS, com o mesmo potencial da EURO2012 ou melhor. Mas temos um consolo, não foi um escritório de Design q fez a marca da COPA2014 e sim uma Agência de Publicidade.
ResponderExcluirEntão não se preocupe pq esse erro não irá manchar a nossa história e tudo q temos feito para ter o merecido reconhecimento, basta lembrar do lindo projeto criado para os Jogos Panamericanos de 2007, esse sim desenvolvido pela empresa Dupla Design.
Também agradeço a Laís pelo elogio. Abração!
Ed se vc fizesse essa marca sairia infinitamente melhor!!!!
ResponderExcluirParabéns pelo artigo e pela capacidade de surpreender sempre, desculpe a ausência...
Abraços
Vejam esse estudo feito pelo americano Felix Sockwell: http://vai.la/UxY
ResponderExcluirFicou bem melhor do q a atual e amenizou em mto as falhas, praticamente um redesign. Se liga CBF e FIFA, ainda há tempo para reconhecer o erro!