23 março 2010

INSPIRAÇÃO COM PAPEL NO DESIGN

(publicado em 23.03.10)

Por Geisa França

Papel: Material celulósico, descoberto pelos orientais é feito de fibra e é reciclável (dependendo do estado de “pós-uso”)

Papel de parede, papel de pão, papel de embrulho... Papel.

Sendo uma das principais formas suporte para registro seja através de escrita ou gravura, tornou massivamente usado pelo mundo. Com o advento das tecnologias eletrônicas, pensou-se que seria seu fim... Mas quem diria que com a possibilidade de impressão (desenfreada) o consumo de papel (nem sempre por necessidade) aumentou.

Evoluiu, foram estabelecidas gramaturas novas versões, novas texturas, novas cores. Mas que interessante: Com o tempo foi-se vendo que o papel pode atuar sendo mais que o suporte de algo supostamente mais importante, ele pode ser “O” protagonista. Sendo ferramenta de inspiração e (porque não?) inovação, isnpiração.

Algumas criações de Design com papel são alusivas ao Origami, entretanto unindo técnica tradicional, tecnologia e habilidades, conseguem-se resultados fantásticos, com produtos com formas diferenciadas, inovadoras e que são úteis para a aplicação em trabalhos voltados para produto, gráfico, web e até moda, que além de belos e úteis não agridem o meio ambiente.

Para inspiração, vejam as maravilhas que se fazem hoje com papel: Idéias inusitadas que surpreendem com forma, cor e até mesmo como tecnologia.

Decoração. Abajur de papel. Beleza e utilidade.



Calçado. Tênis de papel. Habilidade e paciência. Com este, pode-se utilizar as formas geometrizadas para a composição de padrões a serem aplicados em peças de divulgação de uma idéia ou produto.





Toys. O Papel mais do que personalizado. É quase personificado!



Publicidade. Delicadeza dos recortes da peça, aliado à utilização de cores adequados e layout limpo traduz o conceito de requinte.



Acessórios/Moda. Com peças simples como esta pode - se fazer uma montagem fotográfica e ilustrar um material gráfico de moda, por exemplo.



Mobiliário. Esta peça de papelão ao mesmo tempo que mostra-se rústica, transmite a delicadeza com as formas vazadas e orgânicas expressas, que deixam penetrar a luz. Já pensou um ambiente com este biombo e cortinas com estampa com mesmo grafismo!?



E vejam este projeto de garrafas construídas com (adivinha? Sim, isto mesmo) Papel!



Ilustração. Aqui o papel não é apenas o suporte, mas o próprio grafismo, belíssimo delicado e trabalhoso da Yulia Brodskaya.



O Papel é um bom recurso para trabalhar e pode ser um aliado na expressão das idéias para um projeto de Design, claro dependendo dos objetivos e dentro das restrições e requisitos projetuais.


--


Geisa França é designer, formada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Possui artigos publicados sobre Ergodesign, Ergonomia Informacional e Usabilidade. Atua na área de Design de Interface em Desenvolvimento de Software. É fascinada por cor, formas e novidades na área de projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails