02 março 2011

ACREDITE EM SUAS AÇÕES!

Por Augusto Leal

Antes de entrarmos no tema desse texto, quero agradecer à equipe do Saiba Blog pelo convite feito. Fico feliz em prestar minha pequena contribuição a esse trabalho. Valeu Felipe, Ana Paula e toda equipe!

Venho aqui compartilhar parte da história de um projeto que surgiu a pouco mais de um ano. Em 2009.2 estava concluindo o curso de Design na Escola de Belas Artes da UFBA. Tinha escolhido como TCC desenvolver pisos táteis a partir de materiais reaproveitáveis. Depois de dois meses de pesquisa, em visita ao laboratório de materiais da Politécnica, fiquei sabendo que não poderia mais continuar com o trabalho, por que para fazer qualquer tipo de teste de resistência com cimento é necessário esperar 28 dias de secagem, e eu precisaria fazer alguns testes. Seria inviável fazer este trabalho em um semestre.

Nesse mesmo período eu e uns amigos de Simões Filho, cidade da região metropolitana de Salvador, tínhamos feito uma campanha de arrecadação de livros para criar uma biblioteca comunitária. Acreditamos que a leitura é fundamental para o desenvolvimento do individuo. Através dela as pessoas adquirem conhecimentos variados que contribuem de maneira efetiva em seu relacionamento com o mundo e com as outras pessoas. No livro de Paulo Freire “A Importância do ato de ler”, o autor relata que “Desde o começo, na prática democrática e crítica, leitura do mundo e a leitura da palavra estão dinamicamente juntas.”(1989, p.18). A leitura liberta o pensamento, desperta questionamentos e reflexões imprescindíveis para a análise dos contextos e da realidade social. Precisávamos criar um espaço que possibilitasse atividades desse caráter, por isso a importância da biblioteca.

A campanha foi muito produtiva, porém, após duas semanas o espaço que seria a biblioteca precisou ser devolvido. Encarei a aparente dificuldade como uma oportunidade de trabalho, decidi desenvolver uma biblioteca itinerante como TCC. Já tínhamos os livros, não era justo deixá-los parados dentro de caixas empoeirando.

Depois de cerca de três meses de trabalho duro surgiu a Bibliocicleta. Trata-se de um suporte de carga para livros e materiais didáticos, funcionando também como expositor em locais remotos, onde o acesso ao conhecimento apresenta-se como deficitário. Desenvolve-se um suporte para encaixe em bicicletas, de fácil montagem e baixo custo, com uso de materiais reaproveitados. O projeto foi todo baseado na utilização de recursos humanos e materiais disponíveis. 90% da matéria prima utilizada veio das ruas, e a mão de obra foi toda voluntária. Foram consideradas no projeto, a leveza, a resistência, e a possibilidade de replicação. A bicicleta foi escolhida por conta da facilidade de ser encontrada no cotidiano das comunidades que possam se interessar em multiplicar a iniciativa.


Desde o seu surgimento até hoje, a bibliocicleta alcançou voos que eu não imaginava. Logo depois de seu “lançamento para o mundo”, vário sites e blogues publicaram (inclusive aqui no Saiba Blog), rolou entrevistas... No ano passado ela participou da III Bienal Brasileira de Design, um dos grandes eventos nacionais da área, e recentemente, tivemos a alegria de saber que o projeto ficou entre os finalistas do IF Award, na categoria Concept. IF Award é um dos prêmios de maior importância no cenário internacional do design. Nessa categoria foram inscritos 8 mil projetos de todo o mundo, ela ficou entre os 300 finalistas.

Quero dizer, principalmente aos que estão na universidade agora, que acreditem em suas ações! Todo trabalho voltado para o bem, feito com dedicação, dá certo! Se joguem!





--


Augusto Leal, graduado em design pela Escola de Belas Artes da UFBA. Presidente do Instituto Alvorada, instituição social com sede em Simões Filho – BA. Se interessa por projetos de design relacionados ao desenvolvimento comunitário, a educação e a sustentabilidade. Blog Ambiente Experimental @gutoleal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails