08 dezembro 2009

BIBLIOCICLETA - DESIGN DE OBJETO PARA DISSEMINAÇÃO DA LEITURA E INTERVENÇÃO EM COMUNIDADES

(publicado em 08.12.09)

Confiram o vídeo do trabalho de conclusão do curso do formando em design Augusto Leal, da Escola de Belas Artes da UFBA.




O trabalho surgiu a partir de uma demanda do Água Comprida - Fórum Permanente de Cultura de Simões Filho-BA, instituição sem fins lucrativos que trabalha em prol da produção artística e cultural da cidade. O Fórum precisava dar um destino nobre para livros que foram arrecadados a partir de doações de amigos e pessoas interessadas na democratização da leitura por via de uma biblioteca comunitária. O projeto da biblioteca comunitária precisou ser adiado, e por isso surgiu a necessidade de criar uma biblioteca itinerante para dar destino aos livros que foram doados com tanta boa vontade, e para que eles começassem a circular nas mãos daqueles que são privados do benefício da leitura.


O projeto foi todo baseado na utilização de recursos humanos e materiais disponíveis. 90% da matéria prima utilizada veio das ruas, e a mão de obra foi toda voluntária. Também foi considerada, a leveza, resistência, e a possibilidade de replicação, para que possa ser produzido em qualquer comunidade que se interesse e por qualquer pessoa.

Blog: http://designguto.blogspot.com/

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails