16 abril 2008

O EFEITO MULTIPLICADOR DO DESIGN

(publicado em 16.04.08)



O Design pode ser considerado uma atividade recente se inserido nas manifestações e movimentos presentes na história do mundo ocidental. Entretanto, nos países precursores da Revolução Industrial, a consciência do design já se encontra permeada na sociedade. No cenário brasileiro, pode-se dizer que esta atividade bem como seus produtos atingem uma parcela mínima da população, não tendo ainda uma consolidação eficiente, gerando conseqüentemente a não valorização deste profissional.

É exatamente esta indignação causada pelo pouco reconhecimento da atividade do design no Brasil e a preocupação em difundir o trabalho do designer – profissão que após 35 anos de prática no País ainda não é regulamentada – que motivou Escorel a publicar este livro levantando temas polêmicos como a ética profissional, os prós e os contras da prática desta atividade frente à globalização da economia e a afirmação do design brasileiro perante a avassaladora influência dos grandes centros internacionais.

A publicação ainda evidencia os principais aspectos da atividade do design gráfico enfatizando a resistência da cultura dominante em incorporar o design como linguagem e como instrumento para o projeto e a fabricação de produtos. A autora apresenta ainda suas resenhas de livros previamente publicadas em jornais e revistas de circulação nacional. Estes livros, que têm como tema o design, foram lançados pelas editoras brasileiras nos últimos dois anos.

Ana Luisa Escorel

Saiba Blog Person Design recomenda este livro.

Para adquirir: www.editorasenac.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails