11 novembro 2009

ECO-D: TIM BROWN CONCLAMA OS DESIGNERS A PENSAREM GRANDE


Após criar produtos que, apesar de bonitos, ficavam obsoletos em pouco tempo, o designer Tim Brown percebeu que o que fazia não era tão importante. "Focando apenas no design, talvez apenas de um único produto, eu estava sendo incremental e não estava criando muito impacto.”

Para Tim, o "design pequeno", como uma ferramenta de consumismo, é algo relativamente recente e capaz de criar produtos divertidos, desejáveis, mas não muito importante. Por isso, ele sugere que o design seja feito com menos foco no objeto e mais na metodologia de design como uma abordagem, causando impactos maiores.

"A metodologia de design começa com o que Roger Martin, o professor de negócios na Universidade de Toronto, chama de pensamento integrador. Que é a habilidade de explorar ideias opostas e restrições opostas para criar novas soluções. No caso do design isso significa equilibrar a desejabilidade, o que humanos necessitam, com viabilidade técnica e econômica."

Para Brown, o amadurecimento da sociedade industrial profissionalizou o design e mudou o foco do seu trabalho para coisas cada vez menores e menos importantes. "Mas acho que o design está crescendo novamente", acredita. "Isso está acontecendo através da aplicação da metodologia do design a novos tipos de problema - do aquecimento global à educação, saúde, segurança, água limpa, qualquer coisa", defende.

Leia na íntegra: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/ted-tim-brown-conclama-os-designers-a-pensarem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails