22 julho 2010

DESIGN E ESTÉTICA INDUSTRIAL

(publicado em 22.07.10)

Por Carolina Barreto

Metrô de SP – março 2008

“A Estética Industrial é o oposto da mania de copiar; nada tem a ver com adornos, floreios e barroquismos. [...] Não se trata de acrescentar uma custosa ornamentação a máquina de lavar, nem esculturas em alto relevo sobre uma peça, mas de obter um produto o mais bem executado possível...”
(La Estética Industrial, Denis Huisman, p.5)

Em nosso pensamento, nunca vinculamos indústria com estética, e essa “não-relação” nos surgiu com a industrialização e a extinção da figura do artesão. Por isso, há quem diga que a padronização da indústria moderna “afeia” os objetos; mesmo com as tentativas de embelezamento daquelas “padronagens” todas que ainda se vêem por aí, que não deram muito certo. Lembra daquelas máquinas de costura horríveis e enormes cheias de florzinhas estampadas em seu corpo de metal? rs.

Pois é, aquilo ali já passou. Vemos-nos num tempo em que até as “artes e ofícios” estão se mecanizando ou mesmo sendo manufaturados, tomam escala industrial. Como disse Frédéric Rauh: “Só é homem quem vive a vida de seu tempo”. E a nossa época não é artesanal.

Temos então a puro vapor, a Estética Industrial, que nada mais é que a limpeza das formas, a simplificação para conseguir o embelezamento sem adição de elementos supérfluos. É o melhor casamento do útil ao estético. É o funcionalismo.

Volto a falar sobre a beleza, porque ela se põe em mesa sim! Mas, além da beleza das formas, me refiro a beleza do ser útil. A perfeição do objeto se dá a sua adaptabilidade; a fidelidade no cumprimento da função em que foi destinada; ao equilíbrio de forma e estrutura, à veracidade dos materiais utilizados na fabricação, etc. É a arte implicada ao produto.

Isso é Estética Industrial, é o meio termo entre os relógios damasquinados do século XVI e uma máquina de lavar adornada com flores em alto relevo; é a preocupação com o gosto do consumidor, é a vontade de lucrar, claro. Mas é principalmente funcionalidade, e isso é design!

Fonte: HUISMAN, Denis; PATRIX, George. La Estética Industrial (tradução parcial). Editora: OIKOS-TAU.


--


Carolina Barreto, é graduanda em Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual (Design Gráfico), pela UNEB.

2 comentários:

  1. Olá Carolina
    Estudo o tema, e gostaria de saber se vc possui outros livros (recomendáveis) sobre estética industrial (além do Huisman). Grato antecipadamente. Murillo Cruz

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas informações sobre clinica estetica bh. Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails