07 outubro 2010

2014 - A COPA VERDE SERÁ AQUI

Por Edvando Junior

Sustentabilidade econômica e ambiental são palavras de ordem para os projetos de estádios das 12 cidades sedes da Copa de 2014. Os projetos seguem o padrão FIFA de qualidade e foram projetados sobre o conceito Green Built (construção verde). Assim o arquiteto Vicente de Castro Mello e o economista norte-americano Ian McKee, criaram o Plano CopaVerde, visando estabelecer planos para estádios sustentáveis e todos os serviços a serem prestados aos brasileiros e visitantes durante a Copa.

Segundo o Portal Copa 2014, McKee é credenciado pelo LEED - Leadership in Energy and Environmental Design (ou Liderança em Design de Energia e Meio-Ambiente), por meio do U.S. Green Building Council (Conselho de Construções Sustentáveis), nos EUA, e tem o poder de certificar construções sustentáveis no mundo todo. O economista define a Copa Verde como uma competição pela sustentabilidade onde todos ganham. “Grandes obras mal planejadas podem gerar um impacto negativo no meio ambiente. Queremos que o Brasil seja conhecido por contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes do planeta”, afirma. Para McKee a Copa é um catalisador para uma economia verde do futuro.

Para a dupla, a Copa de 2014 é uma oportunidade para realizar a maior ação coordenada de green building, ou seja, de construções verdes já realizadas por um país. “Teremos doze estádios que abrigarão milhares de pessoas; pense no impacto que isso terá no meio ambiente. Hoje, temos a capacidade de reduzir este impacto e, para isso, basta seguir as regras. Sem falar em hotéis, hospitais, aeroportos e transportes. Queremos envolver todos os serviços da Copa no conceito da Copa Verde”, explica McKee.


Curiosidades

Enfatizando essa preocupação, o COL (Comitê Organizador Local da Copa 2014) recomendou aos estádios o selo LEED Certified, o menor dos quatro graus oferecido pelo U.S. Green Building Council. Para isso, o empreendimento deve marcar pelo menos 40 de um total de 110 pontos, distribuídos em sete categorias: espaço sustentável, uso racional da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, inovação e processo do projeto. Os outros graus são o LEED Silver, Gold e Platinum.

Para o COL, a implantação do selo tornaria o Brasil referência mundial em arenas sustentáveis. “O Brasil seria, então, o primeiro país a ter todos os estádios da Copa certificados pelo LEED, servindo de exemplo mundial”. A certificação tem o objetivo de oficializar e organizar os processos de sustentabilidade das arenas do Mundial, e reflete o comprometimento do comitê com a neutralização das emissões de carbono das atividades da Copa 2014.

Dados do GBC Brasil apontam que os empreendimentos com selo LEED Certified e Silver têm gasto de energia 30% menor, em média, que os convencionais. Redução que pode chegar a 50% no consumo de água, a 90% no gerenciamento de resíduos e a 35% nas emissões de gás carbônico (CO2).

O que o designer tem haver com isso? Tudo!

Através de seus projetos, o designer tem papel decisivo na construção de uma nova consciência de respeito ao meio ambiente e relacionamento interpessoal. É um profissional multidisciplinar capaz de integrar pensamentos divergentes, aliando beleza e funcionalidade na criação de produtos ou serviços diferenciados. Nos preparativos para Copa não será diferente, poderemos atuar em diversas áreas, criando vinhetas multimídia para TV; maquetes virtuais em 3D dos estádios da Copa; sinalização e “verdadeiras marcas” para o mundial.

Abaixo alguns vídeos e projetos para o mundial:

Estádio Nacional de Brasília (Animação do Projeto Copa 2014)


Projeto apresentado ao Governo do Distrito Federal, pela Castro Mello Arquitetos. Uma Arena Multiuso com capacidade para 70.846 pessoas, que atende as exigências para o recebimento de jogos do nível de abertura, semifinais e finais da Copa do Mundo no Brasil.

Manaus 2014 | Arena da Amazônia


Um equipamento desenvolvido com base em princípios de sustentabilidade. A nova arena, com capacidade para 43,6 mil espectadores, tem design inspirado na diversidade de formas e texturas encontradas na floresta amazônica e visa refletir a identidade local. Um dos melhores e mais bonitos projetos dos estádios que serão construídos para Copa de 2014.

Veja detalhes do projeto da GMP e Grupo Stadia no site Arcoweb.

Maquete Virtual da Arena Fonte Nova em Salvador - BA


Detalhes do novo projeto de requalificação da Arena Fonte Nova, desenvolvido pelos arquitetos Marc Duwe e Claas Schulitz. O novo estádio empregará diversos quesitos de sustentabilidade como economia de água, reuso do esgoto tratado, aproveitamento da água da chuva, diminuição e reciclagem do lixo gerado, sustentabilidade energética, ventilação e iluminação natural. Outro destaque da obra é a reciclagem dos materiais da antiga estrutura.

Cidade da Copa 2014 em Pernambuco


Pernambuco apresentou o ousado projeto da Cidade da Copa 2014. No vídeo, aparecem o habitacional para 9 mil pessoas, os acessos que serão construídos até a cidade e a Arena que será construída no padrão "Green Built" (construção verde). Com aproveitamento da água da chuva e da energia solar. Simplesmente fantástico!

Vinheta Oficial da Copa do Mundo Brasil 2014


Vinheta apresentada na cerimônia de lançamento da marca da Copa 2014, em Joahnesburgo, África do Sul.

Assim como nossos irmãos africanos fizeram um grande trabalho e deixaram uma linda mensagem contra o racismo. Podemos e devemos deixar um importante legado ao planeta Terra, realizando a Copa Verde. Vamos lá designers brasileiros, temos muito a contribuir. Faltam menos de quatro anos para esse grande espetáculo no país do futebol.

Que as forças da natureza protejam a humanidade.

E que os seres humanos também consigam proteger a natureza e o planeta Terra.

A Copa Verde será aqui. Até 2014!





--



Edvando Junior é designer gráfico formado pela UNIJORGE. Cadeirante e cidadão consciente de seu papel na sociedade, é apaixonado por projetos de sustentabilidade e tudo que diz respeito a preservação da natureza. Atua como Freelancer e está escrevendo um livro sobre a sua vida. @edvandojr

2 comentários:

  1. Olá Ricardo,

    Nós conhecemos o trabalho do Avesso, inclusive já somos parceiros! Agradecemos o contato.

    Abraços.

    Equipe Person Design

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal,

    Vim agradecer a todos amigos e leitores do Saiba Blog q hj fizeram do meu texto o mais acessado no Top Post. A minha inteção ao fazer esse texto foi chamar atenção das pessoas para essa grande oportunidade que o Brasil está tendo de realizar a Copa da Sustentabilidade ou Copa Verde como explica o economista Ian McKee.

    E para os amantes das maquetes vituais fica esse vídeo espetacular q foi destaque até no Globo Esporte dessa semana. É o Lusail Iconic Stadium, um dos projetos do Qatar, candidata a sede da Copa do Mundo de 2022.
    http://globoesporte.globo.com/platb/brasilmundialfc/2010/10/13/brasil-em-estadio-de-outro-mundo/

    Abração!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails