23 fevereiro 2011

DESIGN DE INTERAÇÃO EM SALVADOR

Por Ândlei Lisboa

Duas iniciativas em Salvador chamam a atenção daqueles que estão em busca de informação de alto nível. Afinal, ainda são poucos os designers soteropolitanos que sabem o que é Design de Interação, Design Centrado no Usuário ou Arquitetura de Informação e como podem se aprofundar nestes temas.

O IxDA é uma destas excelentes ideias e está acontecendo em Salvador desde 2009. Com um time liderado atualmente por Maurício Lelis (@mjlelis), o capítulo local do Interaction Design Association (Associação de Design de Interação) é um espaço de aprofundamento nos estudos de Interação e Usabilidade em uma cidade onde a função ainda é muito pouco difundida e onde se encontram poucos profissionais qualificados. Para participar não precisa fazer nada demais, acontecerá um encontro no próximo dia 19/03, quando se iniciará um novo projeto. Vale muito a pena participar, segue uma apresentação que explica um pouco mais a associação. Fiquem de olho no blog (http://ixdassa.posterous.com/) ou no twitter (@ixdassa) do IxDA para saber o local do próximo encontro.

A outra inciativa é novidade pura! Acaba de ser lançado o UX Book Club (Clube de Livros sobre Experiência de Usuário) Salvador. O UX Book Club são comunidades espalhadas ao redor do mundo com o objetivo de desenvolver as habilidades e conhecimentos dos profissionais de Design de Interação, Arquitetos de Informação, especialistas em interação, Designers de interface e áreas afins, através da leitura e discussão de livros sobre User Experience (UX).

O funcionamento é simples, um grupo de pessoas se reúne na mesma cidade e define qual o livro que todos irão ler. Após isso, estabelecem uma data para se encontrar e levar dúvidas, apontamentos e tópicos para serem discutidos entre o grupo. Fácil, né? A discussão eleva o conhecimento de todos presentes, gerando profissionais mais capacitados e teoricamente mais experientes nas disciplinas relacionadas ao Design. E Salvador está precisando disso!

O clube é atualmente organizado por Laert Yamazaki (@laert), porém, todos que quiserem e puderem ajudar, serão muito bem-vindos. Para saber mais entre no site (http://www.uxbookclubssa.com.br/) e siga no twitter (@uxbookclubssa), o próximo encontro já está marcado para dia 14/03, compareça!



--


Ândlei Lisboa é designer, formado na UNEB, ex-empresário júnior e atualmente foca seus estudos e trabalho em gestão de design e design thinking. É louco por inovação e gerenciamento de projetos. Sempre postando material sobre os assuntos no twitter @andleilisboa.

Um comentário:

  1. Muito legal Ândlei.
    Obrigado pela divulgação e estamos esperando, claro, você lá no nosso encontro.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails