22 abril 2008

O DESIGN NA BAHIA DE HOJE - PARTE III


Outra importante iniciativa foi o lançamento, em 2004, da Revista Design em Foco, revista brasileira de pesquisa em Design. Iniciativa comandada pelo renomado professor baiano Paulo Souza, atualmente a revista é coordenada pela também brilhante professora Bia Simon. Editada pela Universidade do Estado da Bahia, a Design em Foco é uma publicação técnico-científica que tem como objeto a publicação de trabalhos de profissionais brasileiros e estrangeiros no âmbito do Design, na forma de artigos científicos, reflexões, memoriais descritivos de projetos, entrevistas e resumos de pesquisas acadêmicas.

O Mercado de Trabalho na Bahia

O mercado de trabalho para o designer no Estado da Bahia se encontra em fase de plena consolidação. Entretanto, o Design na Bahia ainda engatinha em relação a estados como São Paulo e Rio de Janeiro, que concentram os principais cursos, eventos e empresas da área. Identificamos muito poucos escritórios de design na Bahia, estando a maioria dos profissionais distribuída em agências de publicidade, empresas diversas ou trabalhando como autônomos.

É preciso muito trabalho para mudar essa realidade, fortalecendo a profissão no estado, dando visibilidade às produções acadêmicas e divulgando o papel do design para a sociedade. Os novos profissionais têm grande responsabilidade nessa construção e não só como agentes de organização, também através do compromisso em realizar um bom trabalho, com ética e comprometimento, fazendo o mercado melhor por meio de sua atuação.

Veja também:

- O Design na Bahia de hoje - parte I
- O Design na Bahia de hoje - parte II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails