22 setembro 2008

O DESIGN NA BAHIA DE HOJE - PARTE I

(publicado em 22.09.08)

Por Carla Piaggio

Atualmente a Bahia não conta mais com grandes aliados de outrora, como o Programa Bahia Design e o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, importantes instituições que muito contribuíram para a promoção do design no estado. A extinção desses parceiros é um grande pesar para o cenário local, carente de ações de promoção e cursos.

A ABDesign — Associação Bahia Design, criada no ano de 1999, teve papel importante no cenário naquele momento. Fundada por destacados profissionais ativos há muito tempo no estado, a associação procurou estabelecer parâmetros para o desenvolvimento do design na Bahia. Um deles foi resgatar e fundamentar a verdadeira história do design no estado, os talentos do passado e seus projetos e criações, que resultou no lançamento do livro "Design na Bahia", no ano de 2001, um marco no registro da história do design baiano e do trabalho de grandes profissionais. Entretanto a ABDesign permaneceu longo tempo fora de atividades e agora retoma timidamente sua atuação.

Quanto ao ensino de nível superior, a Bahia recebeu seu primeiro curso de graduação no ano de 1986, quando foi implantado na Universidade do Estado da Bahia o curso de Bacharelado em Desenho Industrial, dividido no ano seguinte em duas habilitações: Programação Visual e Projeto do Produto. O curso foi criado também na Universidade Federal da Bahia e posteriormente na UNIFACS — Universidade Salvador, Centro Universitário Jorge Amado e Faculdade da Cidade. Atualmente a Bahia possui também dois cursos de pós-graduação em design e cursos em áreas afins.

Veja também:

- O Design na Bahia de hoje - parte II
- O Design na Bahia de hoje - parte III

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails