18 julho 2008

AUMENTE A VIDA ÚTIL DO CARTUCHO

(publicado em 18.07.2008)

Texto extraído do Jornal A Tarde, caderno Digital, edição de 16.07.2008.

Para fugir das recargas não-confiáveis, uma das recomendações principais é visitar a empresa que está oferecendo o serviço. Existe uma grande quantidade de empresas sem as mínimas condições de oferecer uma recarga confiável.

Deve ser descartada, por exemplo, a recarga do cartucho que passa por um processo que consiste em apenas recolocar a tinta dentro do recipiente, sem uma pré-avaliação, seleção de insumos e padronização de processos. “Nunca deve ser utilizado o método manual de seringas ou outro meio para injetar tinta no cartucho”. diz Ailton Carvalho Batista, diretor da Servir, especializada em recarga de cartuchos.

Quanto ao cartucho de toner, está descartado qualquer método que não contemple técnicas de desmontagem, limpeza, colocação de toner e montagem.

As fabricantes de impressoras afirmam que o cartucho remanufaturado estraga as máquinas e vêm modificando fisicamente o cartucho para dificultar a recarga.

Só que, como diz o técnico em eletrônica Carlos Eduardo Sampaio, o cartucho remanufaturado só não é recomendado para escritórios gráficos que precisam de alto detalhamento nas impressões.

“Para todos os demais usos, o desempenho do cartucho remanufaturado é igual ao novo e, em alguns modelos de cartuchos, o cliente recebe ainda mais tinta no remanufaturado. No caso de impressora a laser, o cartucho recondicionado tem capacidade superior ao novo em cerca de 10%”, diz.

Para aumentar a vida útil, conseguir um bom rendimento e o máximo de recargas do cartucho, com qualidade, em uma mesma carcaça, é necessário que o próprio usuário tome uma série de cuidados, tanto para os cartuchos pretos como para os coloridos.

No caso dos cartuchos pretos, deve-se remover a fita azul com bastante cuidado. É importante que não se toque nos circuitos.

Pouca gente sabe, mas os cartuchos usados no modo econômico forçam suas resistências. Devido a isso, possibilitam menos recargas.

Ao retirar os cartuchos da impressora, não se deve recolocar a fita azul. Isso evita que os circuitos sejam danificados.

Ao transportar os cartuchos, é importante armazená-los com segurança. Eles podem ser colocados em caixa de papel ou papelão.

Quanto aos cartuchos coloridos, a remoção da fita azul também deve ser feita com bastante cuidado. Não se deve tocar nos circuitos.

Os cartuchos coloridos têm maior sensibilidade. Por isso, é preciso retirá-los da impressora assim que perceber que uma das cores chegou ao final. Caso contrário, o cartucho poderá queimar devido à falta de irrigação. Neste caso, o cartuho torna-se irrecuperável.

Mais do que uma forma de economizar dinheiro(quando reciclados, os cartuchos custam, em média, 50 % do preço de um novo), a reciclagem de cartuchos contribui e muito - para o meio ambiente.

Para cada cartucho reciclado, por exemplo, economizam-se aproximadamente cinco litros de petróleo, além de diminuir o lixo jogado no planeta.

Um cartucho, normalmente, leva muitos anos para se deteriorar na natureza. Isso porque uma das matérias-primas do cartucho, o plástico que compõe a sua carcaça, é um material que leva mais de mil anos para se desintegrar se abandonado no meio ambiente.

AUTOR: Rodrigo Vilas Bôas - rvilasboas@grupoatarde.com.br


DICAS E CUIDADOS COM O SEU CARTUCHO DE TINTA

Transporte e estoque o cartucho protegido da luz direta do sol e não deixe em ambientes sujeitos a altas temperaturas. Não deixe que o cartucho seja molhado. Proteja-o da chuva.

Não sacuda nem deixe o cartucho cair no chão.

Não toque no circuito do cartucho(parte metálica dourada) e nem na cabeça de impressão(parte inferior do cartucho por onde sai a tinta).

Transporte o cartucho a ser remanufaturado com cuidado. Ponha-o dentro de sua embalagem ou enrolado em papel para proteção de seu circuito e da cabeça.

Após instalar o cartucho na impressora, faça o alinhamento e a limpeza da cabeça de impressão, conforme orientação de seu manual.

Não reponha a fita azul depois que o cartucho estiver vazio, isso contamina o cartucho, misturando as cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails