23 agosto 2008

DÚVIDAS ECOLÓGICAS ( I )

(publicado em 24.08.2008)

No dia-a-dia, não é fácil saber o que fazer em meio à quantidade de informações sobre reciclagem. A quantidade de lixo gerado pelas famílias é muito grande. E no momento de descartá-lo corretamente, uma série de dúvidas vêm à cabeça dos pais: o que fazer com as bandejas de isopor que embalam os frios ou vegetais? Utilizo ou não as sacolinhas de supermercado para forrar as lixeiras de casa? São tantas informações e detalhes, que é normal você se sentir confuso no dia-a-dia.

Para ajudá-lo nessa tarefa, publicaremos uma série de 08(oito) perguntas e resposta sobre reciclagem, sendo 02(duas) por dia, a partir de hoje.

Tire suas dúvidas.

1) Como descartar corretamente as bandejas de isopor?

Uma das soluções seria descartá-las como lixo reciclável. Há alguns postos que recolhem o isopor, mas o mercado para essa reciclagem ainda é muito restrito. Composto por plástico, e com mais de 95% de ar, o isopor ocupa muito volume, o que encarece o transporte e, portanto, o processo de reciclagem. O melhor a fazer é reduzir a quantidade deste material (comprar vegetais a granel e não aqueles embalados, por exemplo) ou reutilizá-lo em casa o máximo de vezes possível. Ou seja, além de reduzir, reutilizar e reciclar - os chamados "três erres" - recusar também é um gesto a favor do meio ambiente.

2) O que faço com o óleo de cozinha usado?

A recomendação é nunca jogá-lo no ralo da pia. Uma das maneiras de descarte é colocá-lo em um saco plástico e jogá-lo no lixo reciclável, ou então, depositar o restante do óleo em garrafas PET e enviar para instituições que produzem sabão e detergente.


Veja também:

perguntas e respostas 3 e 4 - DÚVIDAS ECOLÓGICAS (II)

perguntas e respostas 5 e 6 - DÚVIDAS ECOLÓGICAS (III)
perguntas e respostas 7 e 8 - DÚVIDAS ECOLÓGICAS (IV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails