05 setembro 2008

DÚVIDAS ECOLÓGICAS (IV)

(publicado em 06.09.2008)

Estamos publicando as perguntas e respostas 7 e 8.

Tire suas dúvidas.

7) Se eu quebrar um termômetro em casa, o que devo fazer?

O mercúrio existente no termômetro é um metal pesado que, se acumulado na natureza, pode contaminar a água e os solos. Portanto, apesar de não existir um procedimento oficial, evite jogá-lo diretamente no lixo comum ou reciclável e verifique com farmácias ou hospitais a possibilidade de recolhê-los.

8) Qual a melhor maneira de descartar as lâmpadas fluorescentes usadas ou quebradas?

O mercúrio presente nas lâmpadas é um metal altamente tóxico e bastante volátil, que pode contaminar o solo, os animais, as águas e os seres humanos. Para evitar possíveis impactos ao meio ambiente, a melhor solução é a reciclagem. Mas, para isso, é preciso contatar instituições que recolhem este produto. No Brasil, alguns exemplos são a Brasil Recicle e a Apliquim. Após o uso, as lâmpadas devem ser acondicionadas nas caixas originais do fabricante, de modo a facilitar o transporte, e armazenadas em local seco e de fácil acesso para ser efetuada a coleta. Já as lâmpadas quebradas deverão ser acondicionadas em tambores hermeticamente fechados. Nunca quebre a lâmpada para acondicioná-la, pois ela libera vapor de mercúrio.

Consultoria: Fabiana Fiore, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental do Senac-SP; Paulo Diaz, professor de Educação Ambiental na pós-graduação em Meio Ambiente e Sociedade da FESPSP- Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; Lisa Gunn, coordenadora - executiva do Idec; www.brasilrecicle.com.br e www.akatu.org.br.

Veja também:

perguntas e respostas 1 e 2 - DÚVIDAS ECOLÓGICAS (I)
perguntas e respostas 3 e 4 - DÚVIDAS ECOLÓGICAS (II)
perguntas e respostas 5 e 6 - DÚVIDAS ECOLÓGICAS (III)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails