12 novembro 2009

REBELDE SEM CAUSA X CRIATIVO COM CAUSA

(publicado em 12.11.09)

Por Cátia Martins

A forma é a expressão de um conteúdo.


A busca pela melhor forma de expressar um conteúdo pode ser prazerosa, divertida e surpreendente.

Um dos caminhos que pode nos conduzir a este território é o da experimentação. Tive um professor na faculdade que dizia que publicitário tem que experimentar tudo (isso incluía fazer programas e experimentar coisas que não gosta). Pois, como “dar forma para um conteúdo” se não temos conhecimento de causa? E quanto mais experimentar melhor! É como se nossas experiências fossem se transformar em matéria prima para nosso trabalho. E os ministérios (das comunicações, da justiça, do turismo, da saúde) advertem: Viver e experimentar provoca descobertas extraordinárias!!

Tá... Mas e se tudo der errado? Não deu para experimentar, vivenciar... Se você acordou deprimida, levou um fora, tá na TPM, levou um “chega pra lá” do chefe?

Tá certo, Tá certo... Já ia sugerir algo mais objetivo, mais acadêmico...

Que tal experimentar uma técnica chamada “estímulo aleatório”. A técnica se baseia na capacidade imensa que o nosso cérebro tem de estabelecer relações, ligações, conexões entre tudo. A estratégia consiste em escolher uma palavra relacionada ao que queremos e depois escolher aleatoriamente outra, ligando-as com a palavra “po” e observando as conexões que surgem. Você pode abrir um dicionário aleatoriamente, ou sorteá-la num livro ou revista. Também pode utilizar imagens e objetos. A palavra “po” vem de possibilidade, hipótese, suposição, podendo também ser vista como as iniciais de possibilitar operação. Agora é só exercitar e ver as soluções que este exercício pode lhe proporcionar.

Pronto. Tentei.

Mas será que consegui o que queria?

Provocar no leitor um espírito de rebeldia. Para fazê-lo correr na direção da matéria prima para novas soluções e diferentes repostas.

E nessa jornada (que pode ser incrível) não se esqueça de uma coisa importante! A rebeldia pode até não ter causa, mas a Criatividade tem que ter... Sempre!! 

Por favor...


--

Cátia Martins, virginiana, solteira. Formada em Publicidade e Propaganda pela Ucsal e pós-graduada em Marketing pela UNIFACS. Curiosa e sempre em busca de novas experiências. @catiamartinss


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails