11 fevereiro 2011

DESIGNERS DE MODA BAIANA – A SÉRIE

Por Suria Neiva

“É Leila!”

Sentimento de missão (sendo) cumprida. Satisfação no trabalho. Sucesso. Quem não deseja isso tudo pra si e para os seus? Aí, nesse detalhezinho, mora a tola esfinge que, deliberadamente, boicota os Designers baianos: por que o Sucesso, a Felicidade e a Carreira não podem acontecer aqui, conosco? Só a grama do vizinho é verde, colegas e empresários?...Nops!

A provocação tem tido resposta em alto volume no mundo da Moda Baiana, com entusiastas dessa disciplina da criatividade - bem como em todos os setores do Design. E deixa eu dizer, meus reis e rainhas: a Moda está engajadíssima. Sim, nós – baianos - podemos.

Vamos abrir essa série de entrevistas com Designers de Moda de nosso Estado, em uma escolha totalmente emocional , mas com todo respaldo do setor e do público: quem, na Salvador de hoje, não conhece Leila Da Cruz, revelação do Barra Fashion, gente!?...

Leila foi minha professora na UFBA, e desde o primeiro dia (com suas pastinhas amarelas!) deixou registrado o quão ela é atenciosa com as pessoas – e com os detalhes. Essa mesma atenção e pré-ocupação com seu entorno, fica patente quando ela afirma que “meu trabalho está impregnado de referencias sensoriais baianas, ainda que transite sob olhares cosmopolitas sem estranheza.” O subtexto dessa frase é uma citação de Leon Tolstói que ela fez em sala de aula, e ainda fresca em minha memória: “Se queres ser universal, canta tua aldeia”. Quer mais? Pois Leila Da Cruz tem.

“Eu sempre me enxerguei ‘designer’, ponto”, conta ela. “A escolha da Moda foi uma redescoberta pessoal, já que eu não entendia, antes e durante a faculdade (Design– UFBA), o Designer de Moda não-nascido no que eu acreditava ser necessário, um ‘berço de Moda’. Fui me envolvendo e desenvolvendo metodologia apropriada – e própria. E inclusive, com primeiras tentativas bem frustrantes; mas hoje, posso dizer que estou cada vez mais satisfeita”. E nós também!

Leila questiona, com o rico repertório de literatura e semiótica que lhe é caro, o ensino de Moda nas escolas e universidades públicas: “Se temos Produção Cultural, porque também não há o profissional de Moda?”, afirmando claramente o papel social dessa manifestação do Design que é a Moda. E insiste: “Precisamos reconhecer e assumir que somos baianos”.

Essas e outras pautas foram discutidas no I Encontro de Moda e Cultura da Bahia, em agosto de 2010, e Leila esteve lá, contribuindo para os trabalhos. “Posso dizer que a Moda na Bahia está bem, obrigada!”, diz Leila com a firmeza de quem fez escolhas - e fez escola.

E a visão dos processos? Leila convida abertamente a todos que queiram se engajar, para o fortalecimento dos elos – que não são poucos! – da cadeia produtiva de Moda. Por exemplo, a revalorização de uma peça-chave: a costureira. Daí surgem projetos e iniciativas que movimentam a economia como um todo, para não dizer da importância social: o MINC já reconheceu a Moda como manifestação da Cultura de um povo. Espero que sintam, se ainda não perceberam, que o babado é fortíssimo, queridos!

Foi uma tarde maravilhosa. Conversamos questões processuais, metodológicas, administrativas...tudo bem sedimentado, claro e explicadinho: prometo que vou postar a parte dois dessa conversa super-tudo. De verdade, podem cobrar.

Daí eu fiz “aquela pergunta”: o que passa dentro de você ao fazer seu trabalho? Leila riu, parou um pouco, respirou lentamente. Afinal, eu lhe pedi para me transmitir o seu sentimento ao criar uma coleção. “As idéias, as formas, as cores, pululam na minha cabeça!”. Fechou os olhos, abriu-os e me olhou com seriedade, e num tom de voz delicado e profundo, citou seu professor Jum Nakao, ícone da Moda brasileira, em Oficina de 2010 aqui na Soterópolis:

“Suria, ele nos disse com toda a alma: ‘Moda é a Arte mais próxima do Ser Humano’.”

Moda Baiana: Muito coração e pés no chão. Pessoas lindas, como continuar o texto depois de tanta intensidade? E continua...


--


Suria Neiva é graduanda em Design pela UFBA, às voltas com suas últimas matérias de Projeto - ousando Design de Moda. Mãe de Caian, pequeno já fascinado por Design, se divertem discutindo projetos mirabolantes (para ele, tudo normal). Escreve seu blog de poemas, Águas de caneta. @SuriaNeiva

5 comentários:

  1. Bacana o incentivo à moda baiana! Conheço outros vencedores do Barra Fashion, mas não conhecia o trabalho de Leila. Fui ao blog dela e achei interessante o que vi!

    ResponderExcluir
  2. Que tudo,Suelen! Adorei saber.Vamos dar mais e mais vazão à criatividade - e à divulgação - de nossos talentos da baianidade fashion! Pedidos especiais de matérias serão atendidos com prazer, ok? Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Os outros nomes que conheço são Carola Hoisel, Sillas Filgueira (minha mãe costurava para ambos, então conheço-os pessoalmente), tem também Vitorino Campos, Tarcísio Almeida...

    ResponderExcluir
  4. Prezada Suria,

    Fiquei muito feliz ao ler o seu post sobre a moda baiana. Sem dúvida, é um grande incentivo para quem deseja atuar na área. Sou estudante de design de moda e tenho um blog cujo objetivo é, justamente, abordar o contexto da moda baiana e, assim, valorizar os talentos e o mercado do nosso Estado. Enfim, mostrar o que temos e o que somos capazes de fazer.

    Acredito que temos muito potencial e muita munição para crescer e mostrar que a Bahia é capaz de desenvolver a sua própria moda.

    O meu blog (www.contextodemoda.blogspot.com)
    ainda é novo, só tem dois meses de idade, mas gostaria muito que você conhecesse. Aos poucos, quero me desenvolver na área e conhecer melhor o mercado e as pessoas que atuam nele.

    Enquanto curso a faculdade, vou desenvolvendo meu blog com muito carinho e cuidado. Espero que você goste!

    Um abraço, Ana Guimarães.

    ResponderExcluir
  5. Quero fazer design de moda, porem quando entro no site da UFBA e escolho como opção de curso design, não vejo nada que tenha relação com moda só vejo, design de interiores e de objeto. Você faz design na UFBA? gostaria de saber quanto tempo dura o curso? e como se especializa em design de moda ? se é possível? por que no site encontro poucas informações, e taMbém se for possível gostaria de saber quais são as matérias dada no curso . Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails