Como começar uma campanha para doação de papel na empresa em que você trabalha, sem contar com nenhuma verba?
Que tal tentar uma mistura de muita vontade de fazer a diferença no ambiente de trabalho somado a um pouco de criatividade?
Essa foi a receita inventada por Cátia Martins, atualmente, Coordenadora de Marketing do SPA Salute Bahia.
Ela desenvolveu um projeto chamado GerAção, que busca disseminar conceitos, incentivar mudanças de atitudes e obter adesão dos seus colaboradores em campanhas e ações que promovam a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental e social.
"Iniciamos uma ação com um 'teaser'. Entregamos para os responsáveis de cada setor uma caixinha de presente com uma etiqueta que tinha como remetente o Projeto Geração." Dentro da caixinha tinha um chocolate e uma frase ("Os atos de Cada dia Fazem ou desfazem o caráter" - Oscar Wilde).
"Em seguida enviamos um e-mail marketing apresentando o projeto."
"No dia seguinte entregamos uma carta, falando sobre a importância da reciclagem de papel e também caixas de papelão, solicitando que as pessoas 'dêem de presente' um mundo melhor ao doar os papéis que seriam descartados."
Cada caixa de papelão tinha uma etiqueta semelhante à etiqueta que foi na caixa de presente, só que dessa vez, os remetentes eram eles, os colaboradores e no "Para" tinha uma lista com o nome dos filhos de vários colaboradores. A intenção era fazer com que eles percebessem que aquela atitude poderia significar um futuro melhor para seus descendentes.
O papel doado será recolhido no final de cada mês (ou a depender da demanda) e será encaminhado para a Coopicicla, que nos fornecerá relatórios sobre a quantidade de material doado.
A ação não custou praticamente nada para a empresa, pois até mesmo recipientes onde estão sendo acumuladas as doações são provenientes do setor de compras, caixas de papelão que seriam descartadas. Sendo assim o próprio projeto já começa dando o exemplo.
"O Mais legal é perceber o envolvimento das pessoas. Inicialmente só estamos doando papel descartado nos setores, mas vários colaboradores já mostraram interesse em fazer a separação de outros materiais."
A ação ainda prevê o disparo de outros e-mails marketing para disseminar mais informações sobre a importância da reciclagem e dados sobre a quantidade de papel que já foi doado, além de um ranking de comprometimento dos setores com a campanha, já que não dá para comparar por quantidade de doação, já que a demanda é diferente em cada setor, acrescenta Cátia Martins.
Bela iniciativa. Aqui na empresa que trabalho também temos caixas coletoras de papel para serem reciclados.
ResponderExcluir