31 março 2009

COMO UMA PEQUENA AÇÃO PODE SE TRANSFORMAR NUMA GRANDE INICIATIVA

(publicado em 31.03.09)

Como começar uma campanha para doação de papel na empresa em que você trabalha, sem contar com nenhuma verba?

Que tal tentar uma mistura de muita vontade de fazer a diferença no ambiente de trabalho somado a um pouco de criatividade?

Essa foi a receita inventada por Cátia Martins, atualmente, Coordenadora de Marketing do SPA Salute Bahia.



Ela desenvolveu um projeto chamado GerAção, que busca disseminar conceitos, incentivar mudanças de atitudes e obter adesão dos seus colaboradores em campanhas e ações que promovam a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental e social.

"Iniciamos uma ação com um 'teaser'. Entregamos para os responsáveis de cada setor uma caixinha de presente com uma etiqueta que tinha como remetente o Projeto Geração."
Dentro da caixinha tinha um chocolate e uma frase ("Os atos de Cada dia Fazem ou desfazem o caráter" - Oscar Wilde).




"Em seguida enviamos um e-mail marketing apresentando o projeto."


"No dia seguinte entregamos uma carta, falando sobre a importância da reciclagem de papel e também caixas de papelão, solicitando que as pessoas 'dêem de presente' um mundo melhor ao doar os papéis que seriam descartados."

Cada caixa de papelão tinha uma etiqueta semelhante à etiqueta que foi na caixa de presente, só que dessa vez, os remetentes eram eles, os colaboradores e no "Para" tinha uma lista com o nome dos filhos de vários colaboradores. A intenção era fazer com que eles percebessem que aquela atitude poderia significar um futuro melhor para seus descendentes.

O papel doado será recolhido no final de cada mês (ou a depender da demanda) e será encaminhado para a Coopicicla, que nos fornecerá relatórios sobre a quantidade de material doado.

A ação não custou praticamente nada para a empresa, pois até mesmo recipientes onde estão sendo acumuladas as doações são provenientes do setor de compras, caixas de papelão que seriam descartadas. Sendo assim o próprio projeto já começa dando o exemplo.

"O Mais legal é perceber o envolvimento das pessoas. Inicialmente só estamos doando papel descartado nos setores, mas vários colaboradores já mostraram interesse em fazer a separação de outros materiais."

A ação ainda prevê o disparo de outros e-mails marketing para disseminar mais informações sobre a importância da reciclagem e dados sobre a quantidade de papel que já foi doado, além de um ranking de comprometimento dos setores com a campanha, já que não dá para comparar por quantidade de doação, já que a demanda é diferente em cada setor, acrescenta Cátia Martins.

Um comentário:

  1. Bela iniciativa. Aqui na empresa que trabalho também temos caixas coletoras de papel para serem reciclados.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails