03 junho 2011

AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA E AQUI SE PENSA!

Por Carolina Barreto

O que é produzido na Universidade? O designer é pago para pensar ou para executar? Por que tantas peças e pouco design?

Sempre em toda nossa vida de estudante e profissional de design nos indagaremos a respeito da nossa profissão e suas vertentes, assim como todo bom profissional de qualquer área. Mas, acredito que com o design o debate seja mais freqüente, pelo seu caráter controverso. Já que não se adéqua a definições “engessadas”.

E assim, explorando este caráter, os estudantes de design da UNEB, membros do coletivo “Os novos 100 de Salvador”¹, venceram a frustrante greve em que se encontra a Universidade e realizaram o Megafônicas no último dia 28/05.

Três mesas redondas quentíssimas discutiram o pensar, o fazer design, o que e quanto se paga por design. Temas já muito discutidos, mas que não podem cessar seu debate, pois são simplesmente vitais na trajetória do profissional da área.

Talvez, as discussões podem não ter chegado a uma conclusão. Acredito que não era essa a verdadeira intenção. Porém, a própria realização do evento, pode ser atribuída como a resposta para indagações, tema das mesas de debate.

Pois, aqui se pensa: Houve consciência da necessidade de movimentação, e assim surgiu a idéia da realização do Megafônicas. Aqui se faz: Houve produção discente dentro da academia, apesar dos pesares desfavoráveis à realização do evento. Aqui se paga: Há recompensa, pois houve debate, houve reflexão. Há feedbacks positivos.

Sendo assim, posso afirmar, corrigindo entendimento anterior, que chegaram-se as conclusões: O coletivo precisa voltar! Os designers precisam se unir! Os designers precisam se valorizar! Conhecimento e prática devem trabalhar juntos!

Com isso, foi dado o pontapé inicial para um novo tempo de movimentação em busca de melhorias para os grandes problemas que ainda existem dentro das Universidades de design da Bahia e para a visão um pouco distorcida que se tem sobre a produção de design na nossa região.

É hora de se discutir mudança!


Confira o vídeo do evento.


______________________________________________________________________
1. Coletivo de caráter intervencionista, organizado pelo Diretório Acadêmico de Design da UNEB, que se propõe a unir os estudantes de design de Salvador e divulgar a produção de design da região, através de ações colaborativas.



Um comentário:

  1. O megafônicas é um formato de evento excelente mesmo. Não precisa de muitos recursos e bota a galera pra conversar e pensar em sistema dinamico e efetivo. Aqui em curitiba tivemos duas edições, mas já faz alguns anos. Legal ver que ele ainda acontece pelo país.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails