28 setembro 2009

ECO-D: DESIGN THINKING, DESENHANDO SERVIÇOS SUSTENTÁVEIS

Por Tennyson Pinheiro

Gostaria de começar esse artigo de estreia da minha coluna no site EcoDesenvolvimento.org com uma breve introdução ao conceito de Design de Serviços (Service Design). Acredito que o Design estratégico seja a ferramenta mais indicada para promover mudanças expressivas, sociais e ambientais, no caminho de projetar um mundo mais sustentável e defenderei isso ao longo do artigo.


Primeiro precisamos ampliar o conceito de Design. Design não é apenas sobre criar objetos bonitos. Design é uma ferramenta estratégica para resolver problemas complicados, através da criação de soluções de valor significativo e que na maioria das vezes, por seu impacto e relevância, revolucionam a categoria e se revelam uma Inovação. Essa essência do processo de Design é também chamada de Design Thinking.

Todo projeto que usa o Design Thinking como base estratégica parte de um ponto de vista empático que é construído através de métodos de pesquisa centrados no ser humano e que busca entender profundamente o usuário do produto ou serviço em questão.

Leia na íntegra: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/colunas/tennysson-pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails